Essa é provavelmente uma das mais antigas dentre as casas analisadas nessa pesquisa. Há referências históricas de que, no trecho onde a mesma se existiam casas que teriam pertencido ao então presidente da província, Sr.Tomaz Araujo Pereira, casa que contava com alpendre na frente, decorrendo, daí, a denominação de rua dos alpendres, atualmente rua Tomaz Araújo. Esta pode ser uma delas. Pode-se confirmar sua antiguidade pela modesta altura e avantajada espessura da parede de sua fachada principal. É também peculiar a uma construção pretérita a composição de sua fachada, com uma porta e uma janela de vergas niveladas, dispostas nas extremidades da mesma.
Em sua porta principal, confeccionada em cedro, encontram-se assentadas três fechaduras e um ferrolho, colocados cronologicamente, na sequência de baixo para cima, em épocas distintas, ao longo de sua existência. O ferrolho e uma das fechaduras são relativamente novos; contudo, as outras duas fechaduras, uma maior que a outra, são de datas remotas, sendo que, a maior e mais antiga, que está fixada à esquadria com cravos de ferro, provavelmente é da época da construção da casa. Fica assim comprovada a antiguidade dessa esquadria, que se mantém preservada graças à orientação da casa e à espessura da parede, que evitam que a mesma fique exposta à ação da chuva.
Por ocasião de uma reforma ocorrida na década de 1950, segundo informações das proprietárias e moradoras atuais, a parede que separava a sala de jantar da cozinha, por ser muito baixa, foi deslocada em torno de 0.80m, ampliando a sala de jantar e um quarto. No local, ainda podem ser vistas as marcas da alvenaria então existente, deixadas nas paredes laterais da edificação. Nessa ocasião foram substituidas as ripas, que eram de cedro, pelas que atualmente lá se encontram. Seu interior apresenta praticamente as mesmas características das casas ora estudadas, contudo, diferindo delas pela perceptível ausência de ortogonalidade entre suas paredes, gerando por isso ambientes bastante esconsos, fora de esquadro.