Arquitetura Tradicional

Fazenda Caiçarinha

Abigail de Andrade, Estrada do Mundo Novo, 1888

É uma das casas mais tradicionais Acari, já que pertenceu ao Coronel Silvino, influente líder político de Acari. Sofreu algumas modificações, como uma construção anexa, que ser ve de residência do “morador”, “puxadas” em sua fachada posterior, pilares e mureta no alpendre, além de um contraforte construído para dar maior estabilidade à parede da fachada lateral direita. Sua caixa mural, bem como seus ambientes, se mantêm fiéis à fábrica original. O espaço concebido para a sala de jantar é de uma riqueza singular e muito agradável, valorizado por ter pé direito duplo. É o ambiente de maior conectividade dentre os ambientes da edificação, pois, a partir dele, se tem acesso direto a seis outros compartimentos da casa.

No sótão, sobre o corredor, pode-se observar a existência do paiol, que se encontra em perfeito estado de conservação e de funcionamento. Seu abastecimento é facilitado pelo acesso feito através de uma escada fixa e relativamente confortável, pois, na maioria das outras casas analisadas, o paiol encontra-se sobre o corredor, mas, para seu abastecimento é utilizada esca da de mão ou de pintor, pouco confortável. Observa-se na parte superior do paiol, uma abertura por onde se deposita a farinha, e uma outra, em seu lastro ou fundo, por onde a mesma é retirada, a partir do deslocamento de uma peça, permitindo assim que a farinha desça pela ação da gravidade.

No lastro do mesmo, pode-se ainda observar que próximo ao local por onde é retirada a farinha, existem dois tomos de madeira que servem para pendurar o saco que recebe a mes. Num dos quartos, provavelmente o das moças, pode-se observar que a janela dispõe de grade de madeira e folha escura. Esse tipo de esquadria é frequentemente utilizado nas camarinhas (quartos das moças solteiras), que, segundo a tradição, funciona como empecilho à foga das mesmas, à noite, para encontrar seus namorados. Por vezes são encontradas também na cozinha, e até na sala de jantar. Os quartos do sótão desfrutam de posição privilegiada.

Através de umajanela rasgada, de guarda corpo singelo, pode-se ter uma visão panoramica, de onde se vê, ao longe, a serra da Rajada, e mais próxima, a água represada do açude, um dos mais antigos da região. Como elemento estrutural da cobertura, vê-se de maneira inusitada, o brabo apoiando dois pontaletes que sustentam as res pectivas terças, já que em todas as outras edificações aqui estudadas, cada brabo apóia somente um pontalete ou uma terça. A escada de madeira que dá acesso ao sótão se inicia na sala de jantar e se desenvolve ocupando parte do corredor, sem compro meter seu funcionamento.

No sótão encontra-se um frechai, cuja emenda é feita atra vés de ensambladura, tradicionalmente conhe cida como “dente de lobo”, que consiste num recorte das peças a serem emendadas, de ma neira que se encaixem, deixando um espaço vazio entre elas, no sentido transversal das mesmas, que é preenchido por uma cunha, assegurando-lhes a união. Ainda no sótão, podem-se observar ar madores e cabides, de desenhos caprichosos, que comprovam sua utilização como local onde se dormia, a exemplo dos outros cômodos da casa. Além do fogão à lenha, outro elemento indispensável na casa sertaneja é o forno de alvenaria, onde se assam os bolos, sequilhos, e outros pratos da tradicional cozinha seridoense.

São raros os que resistiram até os dias atuais. Este é um exemplo deles, ter uma visão panoramica, de onde se vê, ao longe, a serra da Rajada, e mais próxima, a água represada do açude, um dos mais antigos da região. Como elemento estrutural da cobertura, vê-se de maneira inusitada, o brabo apoiando dois pontaletes que sustentam as respectivas terças, já que em todas as outras edificações aqui estudadas, cada brabo apóia somente um pontalete ou uma terça. A escada de madeira que dá acesso ao sótão se inicia na sala de jantar e se desenvolve ocupando parte do corredor, sem compro meter seu funcionamento.

No sótão encontra-se um frechai, cuja emenda é feita através de ensambladura, tradicionalmente conhe cida como “dente de lobo”, que consiste numrecorte das peças a serem emendadas, de maneira que se encaixem, deixando um espaço vazio entre elas, no sentido transversal das mesmas, que é preenchido por uma cunha, assegurando-lhes a união. Ainda no sótão, podem-se observar armadores e cabides, de desenhos caprichosos, que comprovam sua utilização como local onde se dormia, a exemplo dos outros cômodos da casa. Além do fogão à lenha, outro elemento indispensável na casa sertaneja é o forno de alvenaria, onde se assam os bolos, sequilhos, e outros pratos da tradicional cozinha seridoense. São raros os que resistiram até os dias atuais. Este é um exemplar deles, em perfeito estado de conservação.

  • 🇧🇷 Rio Grande do Norte Acari
  • Inclusão: 02/05/2024
  • Responsável: Eduarda de Sousa Viana de Santana