Através de vestígios encontrados no local, e de depoimentos dos moradores, constata-se que a edificação teria tido outros cômodos na parte posterior, que não resistiram ao tempo. A ação das intempéries tem afetado outros trechos da casa, como a parede do oitão lateral esquerdo. Para conter o ademamento dessa parede, provisoriamente - há mais de quinze anos - foram dispostas peças de madeira escorando-a, com o propósito de assegurar sua estabilidade física. Os espessos pilares do alpendre, em alvenaria, ora existentes, substituem os originais, em madeira, que também não resistiram à ação do tempo.
É interessante notar que a porta da sala de jantar que dá para a fechada lateral esquerda tem verga reta, diferentemente das vergas em arco abatido, encontradas nas portas da fechada principal, diferindo das demais casas aqui estudadas, sugerindo que a mesma não tivesse sido construída contemporaneamente à casa. Esta hipótese, por outra razão toma-se insustentável, já que, assim sendo, a sala de jantar não contaria com uma abertura para sua Ruminação e ventilação. Portanto é mais provável que, em se tratando da fachada lateral, não tivesse havido a preocupação de se manter o mesm verga. Observa-se também que não existem janelas na fachada principal, já que as referidas portas cumprem essa função. O mesmo pode ser constatado nas de mais casas-grandes de fazenda constantes deste estudo.
Na sala de visita, constata-se a existência de duas portas que se abrem para o alpendre, um armário embutido, com verga em arco pleno, localizado na parede entre as mesmas, assim como janelas para as fachadas laterais. Estes elementos assim dis postos constituem uma composição muito recorrente nas edificações rurais em análise. São com postas de duas folhas: a de baixo e a de cima. Enquanto a folha de baixo é mantida fechada e a folha de cima aberta, essa porta passa a funcionar como janela. Esse tipo de esquadria é encontrado na maioria dos exemplares estudados, sejam urbanos ou rurais.
A existência de uma porta com duas bandas, similar às que são encontradas na fachada principal, ligando a sala de visita ao corredor é uma característica peculiar não só às casas rurais, mas também às urbanas. Sobre esse corredor, podem ser observados os barrotes que sustentam o paiol de farinha ora desativado. A opção pela escolha da localização do paiol sobre o corredor é uma constante, podendo ser identificada também em outros exemplares aqui estudados. Esta casa foi construída com alvenarias de tijolo, como as demais casas aqui analisadas. Tem como piso, no alpendre, lajedos de pedra, enquanto nos demais cômodos, o piso é de tijoleira de barro, sendo que o da sala de visita foi revestido com cimentado.