Arquitetura Tradicional

Casa dos sete candeeiros

Casa senhorial urbana da segunda metade do século XVII com cantaria de lioz e silhares azulejados.

Foto por Paul R. Burley, 2018

A casa situa-se próxima ao Centro Histórico e foi construída sobre um dos baluartes da primeira cinta defensiva da cidade. Tem, em consequência, uma posição dominante sobre a Baixa dos Sapateiros e segunda linha de colinas de Salvador. Em 1759 a casa pertencia à Cia. de Jesus e, com a expulsão de membros da ordem, foi levada a leilão e arrematada pelo Capitão de Cavalaria e armador, Antônio Elias da Fonseca Galvão.

O beco em que se encontra era conhecido no final do século XVIII como travessa do Ximenes, nome de antigo residente da casa. Com o rebaixamento e alargamento da ladeira da Praça, no começo do século XXI, a casa foi parcialmente desambientada. A edificação de grande robustez desenvolvida em dois pavimentos mais sótão. Possui bela portada de verga reta em lioz, onde se assenta o brasão da família Fonseca Galvão. No pavimento nobre existem amplos e bem iluminados salões, que se abrem para o exterior através de janelas de púlpito, e capela que apresenta nova pintura na parte interna das portas.

Tetos e portas apresentam guarnições de madeira lavrada. Possui silhar de azulejos no pavimento térreo. Não há notícias sobre a fundação desta casa, cujos caracteres são da segunda metade do século XVII. A casa, de forma retangular, é recoberta por telhado de quatro águas e se articula com o pátio externo elevado e murado. Funcionalmente, a casa apresenta um esquema que se observa em todo o período colonial: pavimento térreo destinado ao armazenamento de víveres, materiais e animais, o primeiro andar para salões e aposentos da família, e o sótão destinado à acomodação dos criados. A circulação nos três pavimentos é do tipo corredor central, o que é muito raro em casa do século XVII.

Referências

Galvão, Marco Antônio Pereira, ed. Casas do patrimônio. Imagens. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2010. http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/ColImg7_CasasPatrimonio_m.pdf.
  • 🇧🇷 Bahia Salvador
  • Inclusão
    11/02/2024
  • Responsável
    Eduarda de Sousa Viana de Santana
  • Em outras bases
  • UBID
    59V32FFQ+M75-5-5-5-5
  • SICG Iphan
    BA-2927408-BI-ED-00020
  • Livro do Tombo das Belas Artes
    119
  • Wikidata
    Q28754109
  • Património de Influência Portuguesa
    1161
  • iPatrimônio
    19526

Cronologia

Desenhos

Planta do pavimento térreo